Dicas para instalar os quadros!

Olá meus queridos, e aí, curiosos para colocar a mão na massa e escolher os quadros ideais para o seu ambiente?

Nem sempre é fácil, mas vou dar um dicas para te ajudar!

Lembrando que na decoração não existe certo ou errado, o que vale é uma casa autentica e muita sensibilidade para você contar sua história através da decoração.

Altura

 

Uns dos erros mais comuns na instalação dos quadros é em relação a altura. E quase sempre percebo que eles são instalados altos demais! Para você não cometer esse erro, tenho uma sugestão:

Em áreas de circulação, como corredor e o living, os quadros devem ser instalados com o centro na altura do olhar. Para a maioria dos brasileiros essa altura é a 1,60cm do chão. Claro que pode variar um pouco, mas se na sua casa o meio do quadro ficou muito além disso, pode ter certeza que ele não ficará em harmonia com o ambiente e isso se chama: desconforto visual.

Sabe quando você entra em um ambiente e não se sente acolhido. Isso acontece quando vários pontos que nosso instinto percebe, não estão alinhados e não conversam entre si, causando um desconforto em vários sentidos além do visual.

Não gosto de certo e errado, isso não é matemática!

Porém, coloquei essa imagem para ilustrar como os mesmos elementos, alinhados de forma mais harmônica criam uma empatia imediata!

Eu defendo sempre que não existe imagem que combina ou não, ela deve ser sentida e colocada proporcionalmente ao ambiente. Nas medidas corretas e instalados corretamente, os quadros são os melhores e mais democráticos objetos de decoração.

Proporção

 

Na imagem abaixo o quadro e o ambiente são lindos, mas a proporção da altura e largura do quadro não condizem a largura do sofá. Eu instalaria ele na horizontal, afastaria o quadro do sofá e assim conseguiríamos colocar o centro do quadro em torno de 1,60cm do chão.

Muito comum é afastar demais os quadros um do outro para preencher melhor a parede. O efeito é esse, os quadros ficam perdidos, sem unidade. Composições de quadros, 2, 3, 10 quadros ou mais, precisam ficar perto um do outro, em torno de 10cm, para um quadro complementar o outro e assim criando uma composição harmoniosa!

Proporção é tudo!

Quadros pequenos ficam super charmosos em paredes de corredores, um cantinho especial, lavabos, apoiados. Mas em cima do sofá, um elemento tão volumoso, a quantidade de quadros tem que ser bem grande para ficar proporcional. Mesmo quando faço composições com vários quadros para sofá, eu gosto de colocar pelo menos 1 grande. Assim:

Essa é a composição mais famosa do nosso repertório!

Ficou um charme né queridos?

Dica: Como a cliente queria vários quadros, preenchi a largura interna do sofá com a composição, só deixei os braços de fora!

Nesse caso foi deixado 20cm acima do sofá e 5cm entre os quadros.

Antes de fazer a sua escolha, pesquise o que você gosta! Coloque sua identidade na decoração através dos quadros! E espero que essas dicas te ajudem na escolha da medida ideal!

Se precisar de ajuda, é só comentar aqui! Conte sempre comigo!

Abraços carinhosos,

Mariane

Mariane Michels, apaixonada por arte e decoração, designer da @quatroladosquadros, com o sonho de ajudar a transformar as casas em lares com alma em todo o Brasil.

Enviar Comentário