Estela Fajgenbaum

A artista oferece ao espectador imagens abstratas, mas que reportam a sensações, vivencias e afetos de uma união baseada na cumplicidade, no respeito e no amor!

Encantou-se pela pintura a óleo pelas possibilidades de misturas das tintas, do brilho, e da flexibilidade em função da lenta secagem da tinta. Estas vantagens, possibilitam que a artista possa ficar longo tempo criando e experimentando novos tons e cores de tinta na paleta.

 O que norteia seu trabalho é antes de tudo uma ausência: sua série de pinturas é dedicada a seu marido, já falecido. A pintura foi uma das formas que a ajudou a lidar com a dor da ausência: as cores aos poucos preenchiam com brilho aquele vazio. Cada tela revive uma lembrança, uma emoção e um sentimento. Os quadros são nomeados de acordo com o momento desses motivos. A pintura a conduziu a sentimentos de felicidade, alegrias, tristezas, melancolia, êxtase e de simplicidade inerente a existência.

Exposições Individuais

2019 Centro Cultural do Tribunal de Contas, Florianópolis, SC

2019 Centro Cultural BRDE / Edital de Seleção. Florianópolis, SC

Exposições Coletivas:

Café Kairós, Florianópolis /SC. Período: 11 dez2017 a 30jan2018

.

Estela Fajgenbaum nasceu em Porto Alegre/RS. Arquiteta e urbanista de formação pela UFRGS, atuou em urbanismo na prefeitura de Porto Alegre e Famepar (Assistência aos municípios do Paraná) em Curitiba.

 Atualmente reside em Florianópolis /SC. Autodidata, começou suas obras  trabalhando com pintura a óleo sobre tela e a com a maioria das obras como dípticas – duas telas que se complementam. Sua obra é abstrata, com estruturas geométricas e valorização das cores.

O que norteia meu trabalho é antes de tudo uma ausência: essa série de pinturas é dedicada a meu marido, já falecido.

 Estela Fajgenbaum